quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O mês de Janeiro e as Chuvas

O mês de janeiro ainda não chegou ao fim  e o que podemos perceber é que alguns estados e municípios  não se preparavam paras as chuvas anunciadas do mês de janeiro. Em várias regiões do nosso país vimos tragédias anunciadas acontecerem, pois as regiões não estavam preparadas para a quantidade de chuva já esperada para o mês.
No dia 14/01/2012 choveu em Florianópolis mais da metade do esperado para todo o mês causando deslizamento e alagamentos na região metropolitana.



         
Em Minas Gerais Os maiores volumes de precipitações observadas nesta estação chuvosa foram nos municípios localizados nas regiões do Campo das Vertentes, Zona da Mata, leste e RMBH. Em alguns municípios da Zona da Mata o volume acumulado de chuva nos primeiros 15 dias de janeiro foi 70% acima do valor esperado para o mês de janeiro.  A Coordenadoria do Estado de Defesa Civil divulgou no dia 18/01 que são 174 municípios em Situação de Emergência.
Deslizamento em Ouro Preto (MG)
Margens do ribeirão  Serra Azul em Juatuaba (MG)                                                                    
Em Barra Mansa a primeira enchente foi em 09/01, uma passarela utilizada por moradores dos bairros Santa Clara e Jardim Primavera foi destruída pela chuva.
Deslizamento em Barra Mansa                                                     
Em Angra dos Reis a Defesa Civil  faz vistoria constantes e informou que 6 imóveis foram interditados no Morro da Carioca e o número de desalojados na cidade chegam a 39.
A Prefeitura de Volta Redonda Informa que as chuvas do dia 16/01 causaram estrago de R$ 1 milhão: árvores e a cobertura de duas pontes foram arrancadas pelo vento.
Ponte destruída pelo vento em VR
                                                              
 E como resultado da falta de preparo das cidades, diversas mortes, moradores são desalojados, e uma série de prejuízos matérias das pessoas que tem de reconstruir suas vidas. 

2 comentários:

  1. A chuva de minas gerais foi muito ruim chuvas grandes e demoradas sei disso porque foi lá nas férias e minha família mora lá a chuva fez tirar muitas vidas de pessoas e fez muito estrago, muitas pessoas ficaram desabrigadas.Os bens materias de algumas pessoas foram levados junto com a correntesa e infelismente a chuva atrapalhou minhas férias em minas gerais.

    ResponderExcluir
  2. A falta de limpeza dos boeiros e um dos motivos que cusam as enchentes,as pessoas reclamam de terem suas casas envadidas pela agua e pela sujeira,mais ao jogarm lixos nas ruas estao cotribuindo para que isso aconteca.
    Se queremos melhorar isso temos que cuidar do meio ambiente.

    Aluna-Leticia-sexto ano

    ResponderExcluir