segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

7º Ano - Brasil tem menos de 1% de domicílios na classe E



Pela primeira vez pesquisas de duas consultorias demonstram que o país retira 10 milhões da pobreza e tem menos de 1% de domicílios na classe E. Segundo o estudo que divide a população pela renda mensal per capita sendo de R$ 79 para a classe E. Isso significa que o número de pessoas em situação de pobreza extrema diminuiu.
Isto em números exatos significa dizer que 404,9 mil ou 0,8% dos lares brasileiros são hoje da classe E. Este número vem diminuindo, tanto que em 1998, esta classe reunia 13% dos domicílios. Em 2001 este número passou à 10%  da população e em 2011 caiu novamente para 3,6%.

Renato Meirelles (sócio diretor do Data Popular) pondera que em dez anos foram 10 milhões de pessoas que saíram da linha de pobreza que pode ser decorrente do fato de muitas pessoas da classe E, não terem domicílios e assim não entram nos números da pesquisa.
É um desafio extinguir esta classe do país, segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular que apresenta números desafiadores:
ü  49,8% têm até 15 anos
ü  32,2 deles são analfabetos
ü  40% vivem no campo

São números muito altos se comparados com a média da população do Brasil:
ü  13,3 são analfabetos
ü  15,7 vivem no campo
Ainda de acordo com este estudo sobre a queda do número de pessoas na classe E, a maior parte cerca de 66,2 estão na região Nordeste; 13,7 no Norte; 12,5 no Sudeste; 4,5 no Sul e 3,1 no Centro-Oeste. No entanto mesmo o Nordeste tendo a maior parte dessa classe social foi a que mais reduziu esta taxa nos últimos anos.
Apesar de ter diminuído a número de pessoas na pobreza extrema e a distribuição de renda ter melhorado, a distancia para uma sociedade justa e desenvolvida ainda é um desafio porque apesar de Sermos a 6º economia do mundo:
ü  No ranking de Índice de Desenvolvimento Humano estamos acima da posição 70 entre 169 países.
ü  Em testes internacionais de desempenho escolar estamos acima da posição 50 entre 65 países. 



8 comentários:

  1. É , a pobreza realmente é muito triste , bom é que como vi a pobreza diminuiu , mas mesmo assim,ainda tem muitas pessoas que estão sofrendo com más condições , tanto para a alimentação como para a moradia .

    ResponderExcluir
  2. No Brasil a classe predominante eh a média,mas o numero de pobresa eh muito grande ,e realmente o desafio eh estinguir a classe muito baixa,mas o Brasil está melhorando as condições de vida dos pobres aumentando o salário minimo e fazendo o tal do ''bolsa familia'',porem o bolsa familia não resolve o problema porque eles dão cerca de 800 reais por filho q o casal tem,e por isso,o casal ''inteligente'' tem mais filhos para ganhar mais dinheiro...e o governo devia dar novas oportunidades para eles,e não dinheiro por cada filho. Mas o governo deve estar trabalhando para melhorar o indice de trabalho e oportunidades...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Luana... Mas o que percebi e que uma grande porcentagem se encontra no Nordeste mas que finalmente estao fazendo algo.O que e bastante interessante e que agora que o Brasil viu o quanto ele esta caindo em termos sociais ele luta para fazer alguma coisa...Bom espero que essa luta nao seja passageira.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que está sendo bom acabar a pobreza aqui no Brasil, mas eu acho que o governo deveria se importar mais com o melhoramento do ensino nas escolas, com o melhor atendimento em hospitais e postos de saúde. Para mim não é errado o dinheiro por filhos, mas é mais justo o dinheiro que é dado pelo "suor" do trabalhador, que era para ser dado um emprego do que dinheiro por filhos. Mas já está sendo um bom começo as casas para a população.

    Abraços, Mylena Lopes.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que está sendo bom acabar a pobreza aqui no Brasil, mas eu acho que o governo deveria se importar mais com o melhoramento do ensino nas escolas, com o melhor atendimento em hospitais e postos de saúde. Para mim não é errado o dinheiro por filhos, mas é mais justo o dinheiro que é dado pelo "suor" do trabalhador, que era para ser dado um emprego do que dinheiro por filhos. Mas já está sendo um bom começo as casas para a população.

    Abraços, Mylena Lopes.

    ResponderExcluir
  6. como podemos ver no texto acima,a pobreza esta diminuindo cada vez mais,mas ainda tem pessoas que passam por dificuldades na alimentação e nas moradias.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, a pobreza é de deixar todos de coração partido, este caso já vem sido melhorado aqui no Brasil, mas ainda há muito o que melhorar, pois ainda há muita gente ralando para pagar um prato de comida e muitos que nem isso conseguem, pois a quantidade de pessoas na família não é muito favorável pela quantidade de dinheiro recebido no mês. Mas vendo pelo outro ponto de vista,eu não acho justo mulheres pobres tendo filhos adoidado para receber o dinheiro por cada criança, e sim é justo o trabalhador ganhar pelo seu suor.

    ResponderExcluir
  8. matheus valle heleno
    6ano

    percebi neste texto, que a pobreza é mesmo muito ruim de se ver,mas ela esta diminuindo cada vez mais,só que ainda tem muitas pessoas sem moradia,sem ter o que beber e comer e principalmente sem saúde,pessoas que passam dificuldades para pagar as contas,existem pessoas que trabalham muito e ganham uma miséria de dinheiro

    ResponderExcluir