E 2012 ...


A  ONU estabeleceu este ano como o  Ana Internacional da Energia Sustentável Para Todos. Objetivo é aumentar conscientização sobre eficiência energética e acesso sustentável aos recursos da área; em junho próximo, líderes internacionais se reunirão no Rio de Janeiro para Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável.


Há 40 anos foi realizada a primeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente em 1972, foi realizada a Conferencia de Estocolmo, como o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente atendendo as necessidades do desenvolvimento sem comprometer as gerações futuras.



Há 20 anos foi realizada no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. E teve como um de seus resultados a formulação de documentos muito importantes como a Agenda 21 (assinado por 179 países naquela ocasião, é um texto chave com as estratégias que devem ser adotadas para a sustentabilidade). No entanto ainda hoje muitos dos termos desses documentos ainda não foram colocados em prática.

                                                                  



Em 2002 a Conferencia foi realizada em Johanesburg, na África para discutir os avanços alcançados pela Agenda 21 e outros acordos da Cúpula de 1992. Esta Conferencia reafirma os compromissos firmados entre os países que participaram da Eco 92.

Neste ano a Conferencia se realizará novamente com o objetivo de assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.
15 de Abril - Centenário em que afundou o  transatlântico Titanic, o maior e mais caro já construído até então.


Centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o rei do baião, consagrado pela composição Asa Branca.

Centenário de nascimento de Jorge Amado, Nascido em 1912 em Pirangi, na Bahia, Jorge Amado já publicou inúmeras obras, dentre as quais: Tieta do Agreste, Gabriela, Dona Flor e seus Dois Maridos, Capitães de Areia.

Em 1912, Alfred Wegener, um meteorologista alemão, propôs  a teoria da DERIVA CONTINENTAL, que estabelecia que, há  200 milhões de anos,  todas as massas continentais existentes estavam concentradas em um supercontinente, que ele denominou de PANGEA.


90 anos da Semana De Arte Moderna 




E o Fim do Mundo

‘Anunciaram e garantiram
Que o mundo ia se acabar
Por causa disso
Minha gente lá de casa
Começou a rezar’...



Os Maias pensaram em fim de um ciclo e não no fim apocalíptico do mundo. No mais vale a piada para descontrair por meio da charge abaixo: