sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Inicia-se a preocupação como Meio Ambiente

 Ao longo da história da Humanidade, o homem teve formas diferentes de relacionar com a natureza o que era assustador foi sendo dominado e a natureza passou a servir apenas para suprir a necessidade do homem sem se preocupar com as consequências. Este fato começa a mudar a partir da década de 70 depois de movimentos pacifistas dos anos 60.

 Os sérios problemas ambientais que afetaram o mundo levou a ONU a convocar a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente que foi realizada em Estocolmo em 1972. Essa Conferência chamou a atenção das nações para o fato de que a ação humana estava causando séria degradação da natureza criando severos riscos para o bem estar das próximas gerações.
Passaram-se 20 anos até o próximo encontro que se realizou em 1992. A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida também como Cúpula da Terra, foi realizada na cidade do Rio de Janeiro. Esta foi a reunião internacional de mais alto nível até então. Neste encontro participaram 172 países e um número inédito de 107 chefes de Estado e de governo, junto a dezenas de milhares de delegados e representantes da sociedade civil. Eles assistiram à assinatura de uma série de compromissos, sendo o mais importante deles a Agenda 21 ou Programa 21, que propõe um plano de ação para conseguir um desenvolvimento compatível com a conservação do meio ambiente.


Em 2002 foi realizada pela ONU a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável em Joanesburgo, na África do Sul, também conhecida como Rio+10 ou Cúpula da Terra II, porque teve como ponto principal discutir os avanços alcançados pela Agenda 21 e outros acordos da Cúpula de 1992. Desta Cúpula de 2002, surgiram então, dois documentos, a Declaração de Joanesburgo e o Plano de Implementação.
A Declaração de Joanesburgo reafirma os compromissos firmados entre os países que participaram da reunião no Rio de Janeiro, a ECO92.
No ano de 2012 será realizada novamente no Rio de Janeiro mais uma Conferência realizada pela ONU,com o objetivo de assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.
                                                                
Mesmo depois da 1° Conferencia em Estocolmo, até o protocolo de kyoto, ainda encontramos Estados que relutam em legitimar tratados que visem a necessidade de preservação ambiental, pois acham que com isso diminuirão o ritmo de crescimento e desenvolvimento da economia.





3 comentários:

  1. Precisamos logo de um mundo melhor,mais limpo,para isso alem de aprovarem leis precisamos nos mesmos cuidar do nosso planeta,fazendo poucas coisas como nao jogar lixo na rua ja e uma grande ajuda para o meio ambiente.
    Se queremos ter animais vivos temos que comesarmos a tratalos melhor,se nao entrarao em extincao por causa do uso de suas peles para fazer roupa entre outras coisas.

    Aluna-Leticia-sezto ano

    ResponderExcluir
  2. As frases da menina me fizeram refletir e pensar um pouco sobre como nós somos egoístas, ela calou todo aqueles que se achavam os melhores por terem carro,casa, comida...entre outros.

    ResponderExcluir
  3. tudo que a garota falou é verdade todos falam para dividir,não ser egoísta,não maltratar os animais.mas ninguém faz nada disso,parece que vocês não estão nem aí para nosso planeta um dia não restara mais nada para os nossos filhos e acho que talvez uma pessoa não saiba mais o que é uma árvore.

    ResponderExcluir