segunda-feira, 5 de março de 2012

CIDADES BRASILEIRAS - 7º Ano

Os alunos do 7º estão estudando Urbanização e Industrialização e para complementar os estudos, é bom conhecermos um pouco da transformação ocorrida em Resende através de algumas imagens.
O aspecto atual de uma cidade é resultado de sua história. E para percebermos melhor a urbanização da cidade, como ocorreu o crescimento urbano podemos observar alguma das imagens abaixo retiradas do site www.resendefotos.com.br e do blog http://arquivoresende.blogspot.com/.  

                                                  


Praça Dr. Oliveira Botelho - antigo Largo da Matriz - década de 1930



Rua Albino de Almeida - Década de 1930 
Albino de Almeida - Calçadão  (Atual)       



Fazendo uma comparação das imagens antigas com as atuais da cidade de Resende precisamos refletir qual o papel da industrialização nesta transformação. Discutiremos isso em sala de aula.                                               

6 comentários:

  1. A mudança ocorrida na rua Albino de Almeida, nos mostra que a industrialização pode mudar muito uma cidade que antigamente era pequena, e hoje está virando um grande centro comercial.

    ResponderExcluir
  2. Professora é dificil acreditar nas mudanças que Resende sofreu,cada vez a nossa cidade está melhorando e está virando um melhor lugar para se viver!

    ResponderExcluir
  3. MATHEUS v. 6ANO

    eu percebi que as imagens são muito diferentes do que RESENDE é hoje e percebi que conforme o tempo a cidade foi crescendo.Essas imagens fez eu lembrar de "HISTÓRIA" e porque estudamos o passado,estudamos o passado em história para compreender o presente e fazer um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  4. Como podemos observar nas imagens Resende sofreu um acelerado processo de industrialização. O rápido desenvolvimento da cidade foi favorecido pela sua localização e infraestrutura.

    ResponderExcluir
  5. A urbanização em Resende pode ser percebida pelos pequenos recursos.
    Com o tempo a cidade foi inovando e modernizando sua infraestrutura. Fazendo assim que Resende se torna-se uma cidade urbanizada.
    Podemos ver que a industrialização e urbanização mudaram o perfil da economia brasileira !

    ResponderExcluir
  6. Pois é... Devido ao acelerado processo de industrialização e sua favorável localização, Resende atrai moradores de cidades mais próximas. A industrialização pode mudar muito algumas cidades que antigamente eram bem menores, e cada vez mais está se aumentando e melhorando, e se tornando um lugar mais favorável, diferenciado e modernizado para se viver!

    ResponderExcluir