domingo, 12 de fevereiro de 2012

Medidas de Responsabilidade Ambiental


Com a preocupação constante de criar medidas para a diminuição de gases, o Brasil demonstra forte preocupação ao criar em 2010, o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima que é uma novidade em termos de financiamento para redução de emissões de gases do efeito estufa nos países em desenvolvimento. Seu orçamento, que pode atingir R$1 bilhão por ano, resulta da participação especial sobre a exploração do petróleo. O projeto também aceita doações de entidades nacionais e internacionais, públicas ou privadas, entre outras modalidades, previstas em lei.
O Fundo Clima irá utilizar recursos da participação especial dos lucros da cadeia produtiva do petróleo para financiar ações que reduzam impactos ambientais e adaptação às mudanças climáticas.
 O Comitê Gestor do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima aprovou em setembro de 2011 os primeiros projetos, que irão receber este ano R$ 235 milhões.
Nesta segunda-feira, dia 13/02, a Ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, lançam no Rio de Janeiro, as linhas de crédito do Fundo Clima, por meio do Programa Fundo Clima, destinadas a apoiar projetos relacionados às ações de mitigação
e adaptação às mudanças do clima.

Com o lançamento do programa o Ministério do Meio Ambiente e o BNDES procuram incentivar investimentos importantes para que o país atinja suas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa e diminua a sua vulnerabilidade  aos efeitos da mudança do clima.

Um comentário:

  1. ja que eles sao um dos responsaveis pela poluiçao do planeta eles deveriam contribuir com o meio ambiente

    ResponderExcluir