domingo, 5 de agosto de 2012

Paralisação dos Caminhoneiros


A ultima semana foi marcada por protestos dos caminhoneiros contra a lei que regulamenta a jornada de trabalho da categoria. A Lei Federal 12.619 obriga o trabalhador a ter descanso de 11 horas entre duas jornadas de trabalho, uma hora por dia de parada para almoço e repouso de 30 minutos a cada quatro horas rodadas. Como as estradas brasileiras não oferecem condições para isso os motoristas protestetaram contra a lei em diversos pontos do país.


A lei foi publicada pelo Governo Federal no dia 30 de abril e tem como objetivo evitar que motoristas rodem dia e noite sem paradas, para diminuir o número de mortes nas estradas. Se descumprirem a determinação, poderão ser multados.
Os sete dias de greve dos caminhoneiros  prejudicou o transporte de bens industriais e agrícolas altamente dependente das rodovias. A via Dutra teve 14 km de congestionamento. Os caminhoneiros decidiram suspender o protesto depois de uma reunião em Brasília, com o ministro dos Transportes, Paulo Passos. Em troca, o governo prometeu criar uma mesa de negociações com a categoria.